Os 10 Mandamentos e a Lei

"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas". Romanos 3.20-21

Os 10 mandamentos e a Lei não tem poder e nem autoridade para salvar a vida da morte eterna. Servem de referencial para o "viver a vida". Desde o momento em que Deus revelou esta Lei através de Moisés (Êxodo 20), seu objetivo foi orientar o homem a não violar as regras colocadas por Ele mesmo. Desde então, até hoje, quem transgride os 10 mandamentos e a Lei comete pecado. Mas então? Isto mesmo, todos são pecadores porque  desobedeceram a vontade perfeita e reta de Deus.

De acordo com Ray Comfort, "o pecado é como a névoa, você somente a percebe quando sai dela. A Lei tira o pecador de dentro da neblina de sua percepção individual e mostra-lhe o ponto de vista do céu a respeito da situação. Ela concede ao pecador o conhecimento de seu próprio pecado". Percebe-se então, que a Lei concede a visão ao cego, revela tanto situação do pecador quanto caráter de Deus.

Martyn Lloyd-Jones afirmou: "O problema das pessoas que não anseiam pelo Salvador, nem pela própria salvação, é que não compreenderam a natureza do pecado. É função específica da Lei levar tal compreensão para a mente e para a consciência do homem".

Martinho Lutero disse certa vez: "A primeira obrigação de um pregador do evangelho é proclamar a Lei de Deus e demonstrar a natureza pecaminosa".

Segundo Ray Comfort, "o propósito da Lei é calar a boca do pecador que busca justificar a si mesmo. A Lei denuncia diante dele o que é o pecado. (I João 3.4) e faz com que ele pare de arrogar suas qualidades". Certa vez, John Wesley disse: "Não há dúvida de que o primeiro uso da Lei é convencer o mundo do pecado. Diante dela o pecador fica desnudo, todas as folhas de figueira lhe são tiradas, e ele passa a se ver como realmente é: pobre, miserável, cego e nu. A Lei lança acusações de todos os lados. a pessoa que a ela é exposta se sente um pobre pecador, nada mais tem a oferecer. Sua boca se cala e ele fica solitário e culpado diante de Deus".

"Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade". I João 3:4

A Lei, os mandamentos e ordenanças reveladas do Grande Deus, não poderiam ser esquecidos e inutilizados mediante a maravilhosa Graça, nosso Senhor Jesus Cristo. Quanto mais o homem se reconhece como pecador, que está no fundo do poço, mais grandioso se torna o sacrifício de Cristo para ele. São dois oposto se repelindo, pois se o homem não se sente pecador, a morte de Cristo não fará sentindo nenhum para ela. Quanto mais miserável se convencer que é, mais reconhecerá que a obra de Cristo foi grandiosa. Quem ficará mais feliz: Aquele que teve sua vida salva da morte ou aquele que foi salvo de uma bela surra? Quais dos dois heróis acima será mais venerado? Qual ato será reconhecido com o maior? Para todas as perguntas há apenas uma resposta: Quem teve sua vida salva recebeu o maior presente e o ato foi o maior.

D. L. Moody afirmou: "Se você perguntasse a Paulo a razão pela qual a Lei nos foi entregue, ele lhe responderia com estas palavras: -para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Romanos 3.19-. A Lei fecha a boca de todos nós. Sempre percebo uma pessoa que está às portas da salvação ao ver que sua boca se refreia. Portanto, esta é a razão pela qual Deus nos entregou sua Lei, para mostrar a nós mesmos todas as nossas manchas e cicatrizes."

"Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que todas a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus". Romanos 3.19

Deve-se obedecer a Lei de Deus, cumprir os mandamentos de Deus em amor através da fé em Jesus Cristo. Em Gálatas 5.14 está escrito: "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Este fragmento de Gálatas se refere ao cumprimento de toda a Lei, à totalidade dos mandamentos revelados por Deus. Quando se ama sinceramente, as possíbilidades de cometer pecado são extintas ou reduzidas a pequenas taxas. Quem ama não pode odiar o próximo, pois ele ama. Quem ama não pode desejar a mulher do próximo ou roubar, matar, adulterar, etc.

Deus abençoe e Evangelize Certo...

Daniel Matos

  

Memorize dos Dez Mandamentos

Fonte: Bíblia Evangelismo em Ação.

2003, Ray Comfort Organização, Título Original "The Evidence Bible".

Edição em português pela Editora Vida.

 

Tópico: 10 Mandamentos e a Lei

Data: 30/06/2016

De: Lilian peixoto

Assunto: a lei

A lei de Deus foi escrita em nossos corações quando fomos regenerados por Cristo.
O pecado não tem mais domínio sobre nós.
Graças te dou ó Senhor Jesus.

Novo comentário